quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MONSTRO INDECIFRÁVEL

"Que espécie de bicho é este: mãe. Se eu fosse apenas uma mulher, talvez conseguisse manter minhas opinões intactas do berço ao túmulo, mas sou mãe, do planeta Maternidade, um monstro indecifrável, que ora acarinha e ora rebate, que não mantém muita coerência com o que diz e faz, uma esquisitona entre os mortais."

Esse texto foi tirado do livro Tudo que eu queria te dizer - de Martha Medeiros. Tem tudo a ver com o momento que passo com um filho adolescente, que - por conta disso mesmo, adolescência - acha que é o dono do mundo e que sabe mais do que todos. Já fui adolescente, há séculos - claro -, mas não me lembro de ser assim, ou não me lembro de ser "tão" assim. Mas nunca me esqueci da minha mãe dizendo: "Ser mãe é padecer no Paraíso." Agora entendo o que ela queria dizer, e tenho certeza que ela também se sentia assim, como nesse trecho do livro da Martha.


Então, minha linda mãezinha, é pra você que dedico esse texto. Tenho certeza que daí de onde está, também está um pouco aqui comigo neste meu momento tão antagônico, que hora é de felicidade estonteante e hora de tristeza explosiva. Afinal, sou mãe, este monstro indecifrável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário