HOJE ESTAVA CATALOGANDO OS MEUS FILMES E REENCONTREI UM LINDO DOCUMENTÁRIO: PROMESAS DE UM NOVO MUNDO. É UMA CO-PRODUÇÃO ENTRE ESTADOS UNIDOS, ISRAEL E PALESTINA QUE FOI INDICADA AO OSCAR DA CATEGORIA. GANHEI HÁ UNS TRÊS ANOS, MAS SEI QUE FOI COMPRADO NA BANCA DE REVISTAS. É UMA EDIÇÃO DA ABRIL.
JUSTINE SHAPIRO E B.Z. GOLDBERG (UM DELES JÁ MOROU EM JERUSALÉM, MAS AGORA VIVE NOS ESTADOS UNIDOS) ACOMPANHARAM DURANTE TRÊS ANOS VÁRIAS CRIANÇAS JUDIAS, JUDIAS ORTODOXAS, PALESTINAS, CRISTÃS, MULÇULMANAS, REGISTRANDO O QUE PENSAM SOBRE SEU PAÍS, A SITUAÇÃO POLÍTICA, OS PROBLEMAS ENTRE AS NACIONALIDADES. É COMOVENTE E HUMANO, SEM FICAR EM DISCURSOS DEMAGÓGICOS. A SITUAÇÃO É MUITO COMPLICADA NA REGIÃO E O PROBLEMA DE DIFICÍLIMA SOLUÇÃO, MAS AS CRIANÇAS ACEITAM O CONVITE DOS DOCUMENTARISTAS QUE PROMOVEM UM ENCONTRO ENTRE ELAS. DURANTE O BATE PAPO, ACABA SENDO CRIADO UM LAÇO DE AMIZADE. ELAS PERCEBEM QUE TÊM MUITAS COISAS EM COMUM.
PROMESSAS DE UM NOVO MUNDO AJUDA A GENTE QUE VIVE AQUI, DO OUTRO LADO - O OCIDENTAL-, A ENTENDER UM POUCO MELHOR OS MOTIVOS DE TANTA INTOLERÂNCIA ENTRE ESSES POVOS. POVOS QUE ENSINAM SEUS FILHOS A ODIAREM OUTRAS CRIANÇAS, QUE COLOCAM SEUS FILHOS NA GUERRA PARA MATAR E MORRER. VALE MUITO A PENA ASSISTIR, E QUEM TIVER FILHOS, ASSISTA JUNTO COM ELES.
Hoje estou me sentindo fatal. É...FATAL!
Estou fora do meu peso, meu cabelo não amanheceu legal, no próximo mês faço 37 anos, já sou sogra e, mesmo assim, hoje me sinto avassaladora. O engraçado é que acordei triste, pensativa, com saudades de nem sei o quê. Mas, quando estava saindo de casa para o trabalho, CLIQUE...fiquei assim como num passe de mágica.
Não me lembro de já ter sentido algo parecido. Talvez seja o dia em que tenha me sentido mais mulher em toda a minha vida.
Hoje me darei o direito de comer chocolate, deixar as lágrimas rolarem, permitir que o porteiro abra a porta da redação pra eu entrar, deixar meus amigos mexerem no meu cabelo, não brigar com meu chefe, deixar o "Amor das minhas vidas" puxar a cadeira para eu sentar à mesa. Darei a mim mesma o direito de ser mulherzinha. Mas, só hoje!
Pablo Neruda - Cien sonetos de amor
Tengo hambre de tu boca, de tu voz, de tu pelo,
y por las calles voy sin nutrirme, callado,
no me sostiene el pan, el alba me desquicia,
busco el sonido líquido de tus pies en el día.
Estoy hambriento de tu risa resbalada,
de tus manos color de furioso granero,
tengo hambre de la pálida piedra de tus uñas,
quiero comer tu piel como una intacta almendra.
Quiero comer el rayo quemado en tu hermosura,
la nariz soberana del arrogante rostro,
quiero comer la sombra fugaz de tus pestañas
y hambriento vengo y voy olfateando el crepúsculo
buscándote, buscando tu corazón caliente
como un puma en la soledad de Quitratúe.
Tenho fome de tua boa, de tua voz, teus cabelos,
e pelas ruas vou sem me nutrir, calado,
não me sustenta o pão, a aurora me desconcerta,
procuro o líquido som de teus pés pelo dia.Faminto estou de teu sorriso resvalado,
de tuas mãos cor de furioso celeiro,
tenho fome da pálida pedra de tuas unhas,
quero comer tua pele como intacta amêndoa.
Quero comer o raio queimado em tua beleza,
o nariz soberano do arrogante rosto,
quero comer a sombra fugaz de teus cílios
e faminto venho e vou farejando o crepúsculo
buscando-te, buscando teu coração ardente
como um puma na solidão de Quitratúe
Esse é o meu segundo poema preferido do Neruda. Essa frase pra mim é uma das mais lindas que já li na vida: "busco el sonido líquido de tus pies en el día." Meu Deus!
Tenho vontade de comer o meu amado, mas no sentido literal da palavra. Devorar, arrancar um pedaço e mastigar. Vestir-me dele, como se fosse o meu sobretudo.